terça-feira, 11 de janeiro de 2011

UM ABRAÇO...

AMPLEXO
ACRÍLICO SOBRE TELA
(140x90)cm
DEZEMBRO DE 2010

Acima, a fotografia do último trabalho realizado por mim no ano de 2010. Uma boa despedida do ano: um abraço, na arte e pela arte. As dimensões da tela justificam o labor e o empenho que tive em sua elaboração e execução. Não é muito grande, contudo foi uma das maiores que já pintei. Além do mais, para os artistas que não se prendem aos tamanhos para justificar a grandeza dos seus feitos, recebam a minha pessoa humana como "par" da idéia de que arte não se valoriza por "metro quadrado" e sim, por quantidade de sentimento inserido na parição da obra. Ideia um pouco marxista, renovada, quando se remete o produto à quantidade de trabalho empregado (risos); mas, se à arte se permite muita cachaça, até que se transborde do copo e escoe pela mesa, deixo estas palavras como evocação do meu espírito artístico e marginal.
Não poderia deixar de citar as razões que motivaram essa pintura: trata-se de uma encomenda - carinhosíssima - de uma amiga, historiadora e amante das artes plásticas. Ela me deu o mote, os tons e o tamanho; No caminho fui tomado duma inspiração, daí cheguei a um resultado que muito me satisfez. Melhor ainda: acabei por satisfazer também a dona da tela que, manifestou entusiasmo diante da aquisição. Solicitou-me que publicasse, logo, a fotografia e os comentários devidos. Então, o fiz, como se verifica aqui.
Dessa forma e, a partir desse trabalho venho retomando os meus desenhos e pinturas, pois, diante de um ano novo, inspiro novos ares e novas possibilidades para criar e exprimir na forma de imagem as coisas que apreendo do mundo com suas belezas.

5 comentários:

  1. Gabriel... depois de muito tempo sem "encontrá-lo" o re-descobrir no seu blog, e esta manhã já vi alguns trabalhos seus, alguns mais antigos também. Adorei o quadro, ele tem um erotismo discreto, carinhoso e pelas cores eu diria... levemente ensolarado. Gostaria de ver suas obras e porque não ter uma na parede da minha sala... onde você as tem expostas? Quem sabe mais uma encomenda... Grande abraço amigo. Alécio Mascarenhas (alecio.mascarenhas@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu trabalho, Gabriel.

    Descobri você em uma busca no google para ilustrar textos e poesias que me meto a fazer e encontrei este quadro que me fez "correr atrás" do artista que o idealizou (o coloquei como ilustração de um poema com os devidos créditos e referência ao seu blog).

    Para mim representa uma força muito grande num abraço que une física e espiritualmente duas pessoas de forma sublime e ingênua, sem se der forma alguma quente sensual.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Inês, muito obrigado pela apreciação ao meu trabalho! Abraços (rs)

    ResponderExcluir
  5. Adorei este quadro, seria possível adquirir um no mesmo estilo?

    ResponderExcluir