sexta-feira, 22 de abril de 2011

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO BRINQUEDO DOS ANGOLAS E ORIXÁS

 GABRIEL FERREIRA EM UMA DAS SUAS MAIS IMPORTANTES MOSTRAS 

Ao longo da minha trajetória artística sempre pude contar com a ajuda dos amigos e, como não poderia ser diferente, nas aberturas das minhas exposições eles sempre se fizeram presentes. Fizeram-se presentes, assim como convidaram outras pessoas para prestigiar a minha forma de encarar a arte. A exposição BRINQUEDO DOS ANGOLAS E ORIXÁS: ALOISIO RESENDE E BEL PIRES foi bastante prestigiada pelo público, o CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte) através da Galeria de Arte Carlo Barbosa desempenhou o seu papel em fomentar o evento e divulgá-lo; dessa forma outras pessoas que não me conheciam puderam me conhecer e conhecer o meu viés imagético e a maneira com a qual trato a temática relacionada à exposição.

No transcorrer da abertura da mostra foram muitos os pontos observados nas duas manifestações da cultura negra, ora entrelaçados por mim nas 18 telas dispostas no ambiente da Galeria, assim com a relação que mantenho com elas, pois, estimulei o visitante a adentrar com suavidade naquele universo da mesma forma que o faz a poesia do Aloisio Resende quando toma o Candomblé em suas mãos e o dispõe em forma de verso a exprimir a sua admiração por ele; assim como o faz o Mestre Bel Pires que, tendo a capoeira de angola pulsando em suas veias, emociona-se à cada texto que escreve sobre o assunto em suas incursões sobre a história do tema, donde deriva a minha inspiração para compor as imagens. Bel é um grande companheiro de labuta e, devo a ele minha localização pessoal e artística nas dependências sociais da capoeira.

MESTRE DE CAPOEIRA DE ANGOLA E PROFESSOR/PESQUISADOR BEL PIRES
GRANDE CONTRIBUIÇÃO À MOSTRA DE ARTES

Marcou-se a noite do dia 19 de abril, sob o céu da cidade de Feira de Santana e dentro da Galeria de Carlo Barbosa, a manifestação da dança para Iansã, de uma das mais belas negras dessas "bandas". Karmem Silva fez encandecer o espírito do público que a assistiu, numa apresentação jamais vista naquele espaço. Considero ter sido o momento máximo do evento, donde, com certeza raios e trovões convergiram ao corpo daquela mulher maravilhosa, pela qual tenho enorme apreço e, na oportunidade, agradeço. O atabaque percutido por um dos seus alunos fechou os ouvidos dos ali presentes com a sua batida cortada por um ritmo que só os entes negros diaspóricos podem proferir.

KARMEM SILVA NA DANÇA PARA IANSÃ, BRILHANTE!

Então tudo se deu na paz de Oxalá. Entre pipoca branca, sorrisos e abraços ficam meus sinceros agradecimentos aos que compareceram à abertura, assim aos que visitaram e pretendem visitar a exposição. Ficam aqui registrados os meus agradecimentos ao apoio cultural da WS Fotografia e ao IMAQ, à gentileza e carinho da diretora do CUCA Celismara, assim com à coordenadora da Galeria Lígia Mota e à atenção especial dispensada pela Lívia.

Afetuosamente verso elogios e eterno agradecimento à minha mãe Gil Guerreira e à atriz Denise Medeiros por terem posto, de fato, a mão na massa para que a mostra ocorresse.

Por fim sinto-me satisfeito e emergido em gozo ao apresentar mais uma exposição com o traço, temática e idéia que muito me agradam, exprimindo minhas idéias da forma que mais me convém, independente de linha e/ou doutrina acadêmica. As telas estão à venda e serão dispostas, também, no meu Blog para que possam ser vistas, revistas e ampliadas para o mundo inteiro.

Um axé!

VEJA FOTOS DO EVENTO REGISTRADAS PELO VIVA FEIRA EM http://www.vivafeira.com.br/nossagaleria/EXPOSICAODEGABRIELCARLOBARBOSA/

Nenhum comentário:

Postar um comentário