quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Exposição Brinquedo dos Angolas: Capoeiragem


Gabriel Ferreira, tanquinhense da safra de 1978 e filho da Professora Maria Girlene, é artista plástico e músico percussionista. Desde sempre encantado pelas manifestações da cultura local, expressa através da pintura/desenho e da musicalidade todo o carinho que tem pelas coisas que emanam do povo.

O apreço pela Capoeiragem, em todos os seus aspectos, tem sido cultivado há treze anos, embalado pelas pesquisas historiográficas do Mestre de Capoeira Bel Pires e pelos acervos imagéticos do Malungo Centro de Capoeira Angola e do Grupo Angoleiros do Sertão (Mestre Claudio). Este diálogo artístico começou com a sua prática de capoeira angola e se alastra pela observação das peculiaridades na movimentação de alguns capoeiristas.

Brinquedo dos Angolas é um título cedido por Bel Pires e vem sendo dado a várias exposições, cuja representação está relacionada diretamente a uma forma de fazer capoeira, que é, umbilicalmente, ligada as suas raízes, aos seus fatos e aos seus personagens históricos. Assim, a produção textual consultada sobre o assunto é lastro fundamental da produção imagética da Capoeiragem do artista Gabriel Ferreira.

A discussão acerca do tema vem se azeitando quando são feitas interfaces com o curandeirismo, candomblé e poesia (especificamente, a de Aloisio Resende). A mostra de 2013 faz um apanhado de muitas das impressões do artista ao longo desses anos e, mesmo com o ineditismo das peças, há de se perceber uma releitura da sua própria obra, uma liberdade conceitual e uma concepção estética própria.

Gabriel Ferreira graduou-se em ciências econômicas/UEFS, é técnico em edificações, reside e trabalha em Feira de Santana-BA há 20 anos. No campo das artes plásticas, começou a expor em Tanquinho-BA aos 16 anos, passou por salões e bienais (com premiações) de artes visuais; realizou muitas mostras individuais temáticas e outras coletivas; além disso, ilustra livros e revistas e é membro do IMAQ-Instituto Maria Quitéria (Projeto Griôs Sisaleiros na Região do Sisal).

No campo da música, estudou e atuou nas Filarmônicas Maria Quitéria (Nilo Souza) e 14 de Agosto (Antonio Menezes) em Tanquinho e Euterpe Feirense, além de participar  - até hoje - de vários outros projetos musicais.

Lançou os livros Esboços (Ilustrações de Textos) e Bié (Memórias Ilustradas, Infância e Ironias)/MAC Edições. Foi coordenador do Centro de Cultura Amélio Amorim e, atualmente, é membro no Conselho Municipal de Cultura (segmento artes-visuais).

o autor



Na abertura da mostra Carmem Silva fará performance de dança-afro e Zé das Congas performance musical.


ONDE: Museu de Arte Contemporânea (Rua Germiniano Costa, s/n, Feira de Santana-Bahia)
QUANDO: 26 de setembro (abertura) às 20h
PERÍODO: 26 de setembro a 26 de outubro de 2013
GRATUITO



Nenhum comentário:

Postar um comentário